quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Portais de comunicação ajudam a pesquisar notícias

Gustavo Cordeiro

Comunicar é a única função de um jornalista, não importa que atividade ele exerça: reportagem, assessoria, relações públicas, editor. Sua função é levar a notícia, ou informação, para o público.

Mas e quando o jornalista precisa se “intercomunicar”, encontrar informações pertinentes a assuntos, pautas ou a classe? Atualmente, com a ajuda da Internet, essa necessidade pode ser suprida de forma simples e rápida, através de dos portais especializados.

Usando Portal Imprensa (http://portalimprensa.uol.com.br), Maxpress (http://www.maxpressnet.com.br/), Comunique-se (http://www.comunique-se.com.br/), só para citar alguns, o profissional encontrará notícias que não foram publicadas nos meios de massa, informações sindicais e sobre legislação, colunas, pontos de vista e assuntos mais específicos.

No Maxpress, por exemplo, é possível encontrar uma relação de empresas de comunicação cadastradas em todo o território nacional, como JB, Reuters, Kyodo. Nesse cadastro, que também pode ser acessado a partir do Portal Imprensa, constam endereço, telefone, home Page e e-mail de contato das instituições.

O Comunique-se fornece, além de conteúdo próprio, uma série de links úteis, como sindicatos estaduais e regionais, outros portais, associações. Por ele é possível chegar ao Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br), principal “Ombudsman” da categoria, que aponta erros e acertos da imprensa.

A imprensa especializada pode contar com portais exclusivos, como Enfoque (http://www.enfoque.com.br/), sobre economia e até mesmo governamentais, como o da Secretária de Segurança Pública(www.ssp.rj.gov.br) e do IBGE(www.ibge.gov.br), que trazem estatísticas sobre segurança e sobre a população em geral, respectivamente.

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