terça-feira, 13 de novembro de 2007

Jornalismo Investigativo ganha mais dois livros

Roberta Zimmermann


Depois do lançamento do livro “10 reportagens que abalaram a ditadura”, organizado pelo jornalista e diretor da ABRAJI, Fernando Molica, a editora Record lança o segundo volume da Coleção Jornalismo Investigativo, “50 anos de crimes” também organizado pelo jornalista. Da mesma forma que no primeiro livro, Molica apresenta os casos trazendo relatos dos jornalistas que acompanharam cada caso na época, e também, a reprodução das reportagens publicadas. Diferentemente do primeiro livro, o jornalista não se prende a um determinado momento da história, a ditadura, e sim a um período da história brasileira compreendido entre as décadas de 50 e os dias atuais. Casos como “A morte de Aida Curi” ocorrido em julho de 1958 em Copacabana, “Esquadrão da morte: Fininho e Mariel”, uma organização surgida nos anos 60 que combatia o crime à margem da lei comandada pelo policial Mariel Moryscötte de Mattos e “PCC: O ovo da serpente”, uma organização criminosa surgida em 1993 no Carandiru, contam a história do país sobre o ponto de vista dos seus crimes mais famosos.
Outro livro que aborda o assunto jornalismo investigativo é “Crimes que abalaram o Brasil”, da editora Globo. O livro apresenta sete casos mostrados no programa Linha Direta Justiça, da Rede Globo, que geralmente vai ao ar na última quinta-feira do mês. As reportagens são dos jornalistas Marcelo Faria de Barros e Wilson Aquino, repórteres do programa. Para transformar o que foi mostrado nas reconstituições do programa em texto para o livro foram chamados os jornalistas George Moura e Flávio Araújo.
O texto apresentado nas matérias no programa é mantido, sendo que as reportagens são revistas e ampliadas pelos organizadores da obra. Casos como “Chico Picadinho”, “Fera da Penha”, “Crime do Sacopã”, “Dana de Teffé” e outros são contados com riqueza de detalhes, incluindo diálogos, o desfecho e a situação atual dos principais envolvidos. No posfácio do livro, o diretor geral do programa, Milton Abirached, afirma que o objetivo da obra é contribuir para uma análise das transformações nos conceitos de segurança pública e de direitos humanos ao longo do tempo.

Serviço:
Crimes que abalaram o Brasil
AQUINO, Wilson e Marcelo Faria de Barros
Ed: Globo / 326p
Preço: R$ 32,00

50 anos de crimes
MOLICA, Fernando
Ed: Record / 546p
Preço: R$ 50,00

Nenhum comentário: