domingo, 18 de novembro de 2007

Jornalismo em microblogs

Gilon Gomes

O microblog é uma ferramenta que permite atualizações rápidas e curtas e, se possível, a partir de uma variedade de suportes diferentes.O Twitter existe desde o ano passado. Criado em março de 2006 e tornado público em agosto do mesmo ano pela Obvius que teve um crescimento rápido no mundo inteiro.

No Brasil, o site começou a se tornar popular no começo de 2007. É possível atualizar o Twitter, pela web, por instant messaging (IM), ou até pelo celular – por short message service (SMS) ou internet móvel. Há outras ferramentas de microblog na web, como oPownce e o Jaiku, mas o interessante do Twitter é a limitação de espaço.
As micropostagens não podem ultrapassar 140 caracteres, é o mesmo tamanho máximo para o envio de uma mensagem de celular por SMS. A idéia original do Twitter é a de se postar o que se está fazendo no momento.
A parte mais interessante do Twitter é o fato de que sua utilização, está servindo como ferramenta jornalística. Várias empresas jornalísticas já utilizam o Twitter para transmitir notícias: o New York Times, a CNN, nos Estados Unidos, e o BBCBrasil e o IG, no Brasil.

"O twitter se tornou uma ferramenta importante para o meu trabalho, pois como sou fotografo, toda vez que acontece algo de interessante, meus amigos me ligam para que possa registrar algum acontecimento que pode render uma boa foto para ser publicada nos jornais", revela Carlos Fonseca que trabalha como freelancer para vários jornais.

Nenhum comentário: