segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Reaprendendo na terceira idade

Anne Caroline Germano

Enfrentar o computador pela primeira vez não é tarefa só para a criançada. Na terceira idade, quem quer participar desse novo mundo virtual tem que encarar esse desafio. Como fazem os alunos do projeto "Vida Ativa", da UniverCidade. Aqui jovens sessentões desvendam os segredos da internet.

O projeto existe há 10 anos. As aulas de informática acontecem nas unidades da faculdade no Méier e em Ipanema. Os alunos aprendem as técnicas de edição de texto em diversos softwares, organização de arquivos e a navegação na internet. Além da inclusão digital, o projeto proporciona aos idosos várias atividades voltadas para a arte e cultura. O funcionário Vitor Costa conta que "o projeto é importante porque a maioria dos alunos já se aposentaram. Eles tinham uma rotina de vida mas depois que se aposentaram, não tinham mais tarefas para fazer e isso os desestimulavam. Participando de atividade são evitados possíveis problemas como a depressão. Além disso, eles fazem amizades."

As aulas para iniciantes em informática acontecem toda segunda e quinta-feira, das 16 às 18 horas. Para quem já sabe um pouco mais as aulas são na terça-feira, no mesmo horário. Mais informações no site da UniverCidade (www.univercidade.edu) ou pelo telefone (21) 3113-1709. Vale sempre lembrar que nunca é tarde para aprender, basta querer.

Nenhum comentário: