segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Rádio Pátio – A chance de o aluno viver o cotidiano de uma rádio de verdade


Carolina Lima

Imagine só. Quem é estudante de Jornalismo da UniverCidade, além de tomar um café e parar no Marcão durante o intervalo das aulas, tem a chance de escutar um programa de rádio produzido por você mesmo! Ou melhor ainda, com a sua própria voz.
Desde o começo do ano, quem passou pelo pátio do prédio central da UniverCidade de Ipanema, teve a oportunidade de ouvir uma rádio com a programação produzida, gravada e editada pelos alunos da própria faculdade.


A Rádio Pátio, foi criada pela direção de Comunicação Social da UniverCidade e conta com a colaboração das professoras Elza Gimenez e Vitória Elizabete Rangel dos Santos. A idéia é proporcionar aos estudantes uma simulação do cotidiano de uma rádio de verdade. O projeto teve até hoje 12 programas, com no mínimo cinco e no máximo seis minutos de duração. O conteúdo é composto de matérias e notícias atemporais feitas por alunos do primeiro ao último período do curso de Jornalismo. “Nós contamos com a dedicação dos universitários, são eles que vão tornar esse projeto um sucesso. Além de ser uma experiência excelente, também servirá como estágio”, afirma Elza Gimenez, coordenadora da Rádio.

A professora Vitória Rangel foi convidada para cuidar da parte de edição e pauta da rádio. Ela diz que o projeto é resultado de anos de experiência como jornalista de rádio. “A radio está pronta para decolar, o que precisa agora é a colaboração dos alunos. É uma oportunidade única que a faculdade está oferecendo. Aqui, ele terá uma vivência que só teria lá fora”, disse Vitória, e acrescenta, “Não conheço nenhuma faculdade que está realizando um projeto desse tipo, que proporciona a prática da profissão, saindo um pouco da teoria para praticar o dia a dia do profissional de radiojornalismo e sair da faculdade apto para encarar o mercado de trabalho”.
Mas ao contrário do que todos pensam a Rádio não conta somente com belas vozes, e sim com gente que tenha criatividade e improviso na hora de ir ao ar. “A Rádio Pátio precisa de pessoas com uma boa voz e pessoas para produzir boas matéria e entrevistas”, afirma Vitória.

O projeto ainda conta com a colaboração de um marco do jornalismo. Jorge Guilherme Fontes é o idealizador do formato on news (noticias 24hs) usado pela CBN, e irá “emprestar” o formato para que a radio seja exibida por todos os campos da UniverCidade e futuramente na internet. “A idéia é que o campus de Ipanema funcione como cabeça de rede para transmitir os programas produzidos pelos alunos de todas as UniverCidades. Para isso, contamos com a ajuda do Jorge Fontes que foi o pai da CBN”.
Na Rádio Pátio, pelo o que parece, é o aluno que faz acontecer. Quando a diretora Ana Lagoa desenhou o projeto, a proposta era a de proporcionar novas oportunidades aos estudantes de jornalismo. A idéia é criar e fazer com que todas as mídias funcionem juntas, TV, Rádio, Web e Impresso, transformando a UniverCidade em uma faculdade de vanguarda.

O Aluno do sétimo período de jornalismo Luiz Antonio Sampaio sabe pouco do projeto, mas acha que é uma excelente oportunidade. “Infelizmente não vejo muita divulgação desse projeto, mas pelo que sei o projeto é muito promissor e vai ajudar principalmente os alunos que estão tendo dificuldade de conseguir um estágio”. Para Fábio Motta, formado em administração e aos 50 anos estudante de jornalismo, a faculdade está à frente do seu tempo. “Na época que eu fiz administração as faculdades só davam teoria, o que é bom, mas às vezes é muito maçante, é importante para o aluno saber como é o dia a dia de um profissional de sua área”.
O recado está dado. Quem estiver interessado em participar da Rádio Pátio, pode procurar as professoras Elza Gimenez e Vitória Rangel e se inscrever para os testes.

Nenhum comentário: