quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Para ficar ligado

Mariana Tavares

Acabou a faculdade. E agora? Lançar-se no mercado de trabalho e fazer carreira? Pode ser, mas é importante saber que nunca se deve parar de estudar.

Para os que querem aprimorar seus conhecimentos e preencher o currículo, aqui vai uma bela dica: Todos os anos há organizações e faculdades oferecendo bolsas de estudo no exterior para jornalistas.

Há vários tipos de bolsas, entre elas, as parciais, as integrais, para graduação, mestrado e doutorado. O responsável pelo programa de bolsas de estudo da Universidade de Harvard que concede anualmente bolsas para jornalistas não-americanos, John Breen, afirmou que o processo é bem árduo e a concorrência é acirrada.


“Nós recebemos por ano cerca de 140 inscrições para em média 10 vagas. Há um comitê de cinco pessoas para decidir quem será contemplado.” O jornalista que for aprovado passa um ano estudando nos Estados Unidos com as despesas pagas.

A estudante Ana Marques, recém-formada pela PUC tentará concorrer a uma bolsa de especialização no exterior. “São muitas as opções e eu ainda estou decidindo, mas gostaria de ir à Inglaterra. Quem tem diploma do exterior tem maiores chances de uma boa colocação no mercado.”

Quem quer concorrer a uma bolsa deve ficar atento às datas de inscrição e arrumar toda a documentação com antecedência. Os processos são bem rigorosos e qualquer deslize é o suficiente para perder a vaga. Aqui vão informações sobre algumas bolsas de estudo. Ainda dá tempo de se inscrever:

Fellowships in International Human Rights
Instituição mantenedora da Bolsa: Human Rights WatchÁrea de estudo: Direito, Jornalismo, Relações Internacionais, estudos de áreas, ou outras disciplinas relevantes.
Nível de estudo: estágio
Idioma: inglês
Período provável de inscrição: início de novembro de cada ano
Requisitos e outras informações:
http://www.hrw.org/about/info/fellows.htm

Bolsa de estudo em Harvard

As inscrições para a bolsa de estudo em Havard podem ser feitas até 15 de dezembro. A possibilidade dessa fantástica experiência está sendo dada pela Fundação Nieman através de seu programa de bolsas internacionais para jornalistas não-americanos. Os aceitos passarão um ano estudando nos Estados Unidos.
Inscrições: http://www.nieman.harvard.edu/about/how/international.html

Curso em Nova York

A Fundação Reuters oferece um curso sobre a cobertura de assuntos relacionados ao HIV, entre os dias 26 e 30 de novembro em Nova York. Os participantes devem ser jornalistas de países em desenvolvimento da África, Ásia, Caribe, Europa Oriental ou América do Sul, com no mínimo cinco anos de experiência. A Fundação Reuters cobre as despesas com viagem e alojamento. Detalhes no site http://www.reuterslink.org/courses/hivaids_nyc_nov07.htm. O prazo para inscrições vai até o dia 1° de outubro. (Dica publicada no Site da ABI)

Nenhum comentário: