segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A procura de novos talentos


Roberta Francalacci
Já estão abertas as inscrições para um dos mais prestigiados programas de treinamento editorial para recém-formados: o Curso Abril. Todo o ano, desde 1968, a Editora Abril busca novos talentos a partir do curso gratuito, que acontece em São Paulo, onde os alunos assistem palestras, participam de workshops e produzem materiais jornalísticos para os veículos da editora. Dessa vez, as aulas acontecem entre o dia 21 de janeiro e 20 de fevereiro de 2008.

Todos o recém-formados em jornalismo, design, fotografia e cinema podem se inscrever até o dia 27 de setembro, pelo site do curso. O processo seletivo acontece em duas fases. Na primeira é feita uma análise dos textos e trabalhos enviados pelos candidatos, e a segunda etapa consiste em uma entrevista pessoal com profissionais da editora.

Os alunos classificados vão para São Paulo e durante quatro semanas produzem trabalhos para vários dos veículos da Editora Abril. Além disso, eles têm a oportunidade de participar da produção da Revista Plug, que é distribuída aos profissionais da editora, aos principais órgãos da imprensa e às universidades.

Com algumas adaptações, depois de 24 anos, o curso já formou cerca de 1500 profissionais. Grande parte dos alunos é contratada pela empresa. Os que não são, ficam numa espécie de fila de espera, e muitas vezes são chamados para realizar trabalhos temporários, sem vínculos empregatícios.

O fotografo André Valentim, foi um dos alunos que consegui iniciar sua carreira na Editora Abril. Trabalhou na Exame, Veja Rio e Caras. Atualmente não está fixo em nenhum veiculo da empresa, mas continua fazendo trabalhos para a editora. “Entrar nesse curso foi uma das melhores escolhas que fiz. Hoje trabalho apenas com fotografia e 70% dos trabalhos que realizo são para os veículos da Abril”, conta André.

Nenhum comentário: