segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Grande Notável


Andrea Kelly

O garoto nascido em 1928 no bairro carioca do Grajaú, que começou a vida vendendo produtos de limpeza de porta em porta para ganhar uns trocados, e aos 21 anos já era o maior diretor do cinema brasileiro, afirma que esperou oitenta anos para realizar seu grande sonho. Para quem conhece Carlos Manga, não há nada de estranho nesta declaração. Segundo Ulysses Cruz, diretor da novela Eterna Magia, “Os 25 filmes, os 2500 comerciais e as incontáveis novelas não foram suficientes para sossegar a alma do menino travesso”. Manga se refere à nova mini-série da TV Globo, prevista para entrar no ar em janeiro 2009, sobre a vida de sua grande amiga Carmem Miranda.
Os grandes olhos azuis enchem de orgulho quando lembra da noite em que fazendo massagem nos pés da “Pequena Notável” ela pediu que ele, Manga, contasse a vida dela em película. Esse episódio aconteceu há cinqüenta anos. De lá pra cá muitos tentaram mostrar a vida de Carmem Miranda, que até hoje permanece inédita. Manga sabe o porquê: “Ela decidiu assim. Foi a mim que ela incumbiu. Mais que um pedido eu tenho uma dívida”.
E foi essa dívida que o fez lutar para que a TV Globo comprasse os direitos autorais da vida de Carmem. Uma luta que durou mais de dois anos. Porém, como ele mesmo diz, “A luta ainda não terminou, aliás, é agora que ela começa. Estou terminando a novela Eterna Magia e emendarei na pré-produção da mini-série. Será que a direção da TV Globo vai topar mesmo o que eu quero?”.
Atrás desta pergunta está a reposta antecipada que a dúvida é mais uma mola que o propulsiona. E como recado final ele garante: “Este é meu desafio dos oitenta anos. Vc sabe, né? Eu faço oitenta anos no próximo 06 dia janeiro.” No ar Manga faz questão de deixar bem claro que não será por falta de desafio que ele chegará aos noventa.

Um comentário:

Marcelo Bernstein disse...

Precisa dar uma linha de espaço entre os parágrafos, porque senão vira um tijolo...