segunda-feira, 8 de outubro de 2007

“É você quem faz a faculdade”


Martha Ferreira

Aos 32 anos de idade o jornalista Marcos Pernambuco coleciona histórias e situações do seu dia- a- dia como repórter. Ele começou sua carreira como estagiário da tv universitária da UniverCidade, migrou para a redação da Isto É, após se formar foi efetivado, passou pela redação do Jornal Extra e hoje é responsável pela edição do projeto piloto do Extra On Line.

O repórter afirma que ao contrário do que muitos alunos pensam ele não encontrou resistência no mercado de trabalho por ter saído de uma faculdade particular: “É você quem faz a faculdade, eu tenho colegas que se formaram de um jeito e eu me formei de outro, eu acho que você faz muito a faculdade. Os trabalhos que eu fiz eu tenho convicção que teve gente que fez igual ou melhor, mas eu também tenho a convicção que teve gente que não fez”. Para Pernambuco a estrutura da faculdade pública é muito deficitária o que não ocorre na particular.

Ele ressalta que o profissional de hoje precisa ser multi, conhecer um pouco de cada universo e buscar a capacitação, o pensamento de que o fotógrafo faz a foto, e o jornalista escreve, ficou para traz, “o editor hoje não quer mais só o trivial, ele quer que você vá além”. O importante é aproveitar todas as oportunidades e buscar ao máximo tudo que a faculdade te oferece. Pernambuco dá muitas dicas para o aluno que aspira a profissão:

1)Você sempre tem que ter uma carta na manga. Fez um contato para a entrevista? Faça mais um só por segurança, se o cara faltar, você tem outro.
2) Fonte você faz em qualquer lugar a qualquer hora.
3)Use o seu bom senso para lhe dar com a fonte, com o veiculo, com a matéria.
4)É preciso encarar determinadas pautas, mas sempre prezar a segurança, tem pautas que não valem a pena.
5) Tenha sempre muitas pautas para ir mostrando aos poucos, elas te salvam de matérias bobas, quem vai fazer é o outro que não tem pauta.
6) Olhe pra tudo e enxergue uma pauta, se você não tem pauta é porque não viveu.
7)Não deixe de aproveitar as chances, não é porque você é apaixonado por rádio que vai recusar um emprego numa redação, não feche a porta.
8)O jornalista tem quer ter muita criatividade, é isso que te faz sair do comum, apresentar fatos novos.
9)Aproveite a faculdade, ela te direciona, você aprender a fazer coisas que você não pode aprender na redação.
10)Erramos a todo o momento, mas é preciso aprender com os erros.

Um comentário:

Sarah Machiavelli disse...

Concordo plenamente, nós somos os responsáveis pelos pilares de nossa edificação.