terça-feira, 9 de outubro de 2007

Pirataria: Crime ou Marketing?


Roberta Zimmermann

O filme “Tropa de Elite”, lançado oficialmente na primeira sexta-feira de outubro, antes mesmo do lançamento já dividia opiniões. Isso aconteceu porque, ainda durante a fase de acabamento do filme, uma cópia da versão bruta vazou na Internet, foi parar nas mãos de camelôs e estima-se que já foi assistida por mais de três milhões de pessoas.
O filme conta a história de um grupo de policiais chamado Bope (Batalhão de Operações Especiais) que existe dentro da Polícia Militar e que age como “justiceiro” nas favelas cariocas. Com o ator Wagner Moura no papel principal, o filme tinha tudo para ser um grande sucesso nas bilheterias e o que a indústria cinematográfica não entende é como o vídeo já havia vazado na internet pouco mais de três meses antes da estréia.
Há quem diga que a pirataria do filme não passou de um golpe de marketing, afinal de contas, a trama já é a mais comentada no Brasil. Rachel Mourão, cantora, assistiu a versão não-oficial de “Tropa de Elite”, e conta por que não esperou a estréia nos cinemas: “Assisti o filme por curiosidade e por indicação de amigos que sabem que eu adoro assistir a operações policiais”. João Luiz, estudante de publicidade e propaganda da Unicarioca, explica porque considera “Tropa de Elite” o melhor filme do ano: “Gostei muito da história, da atuação de todo o elenco e principalmente da coragem em mostrar a realidade brasileira”. Apesar de já ter visto a cópia pirata, João Luiz afirma que vai assistir ao filme nos cinemas, assim como Rachel, que explica porquê: “Por mais que eu já tenha visto através de meios não muito legais, eu quero prestigiá-los fazendo com que eles ganhem pelo trabalho que fizeram”.
O filme mostra uma polícia militar corrupta e despreocupada com o bem estar da população, e traz o capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura, com uma espécie de herói, o que causou muita polêmica. Um dos pontos fracos apontados por João, é o fato de que muitos jovens podem sair dos cinemas querendo fazer parte do Bope só para poder fazer justiça com as próprias mãos. Com a palavra o capitão Paulo Melo, da Polícia Militar do Rio de Janeiro: “O filme é uma obra cinematográfica de ficção que segue um modo de produção que busca vender. Na corporação existe uma hierarquia, não existe mocinho ou bandido”, explica o coronel.
Para o coronel, o trabalho do Bope merece elogios, embora não seja tão confiável como aparece no filme: “Eu vejo o trabalho do Bope como uma tropa excelente, especializada em confrontos em áreas de difícil acesso, e que têm que pensar duas vezes antes de atirar. Por outro lado é mentira que todos os policiais do Bope sejam isentos de corrupção. Eu já fui corregedor da PM e processei oficiais e soldados do Bope”, afirma.
Para convencer aqueles que viram a cópia não acabada do filme a ir aos cinemas, a produtora do filme já está distribuindo uma camisa com os dizeres: “Eu vi Tropa de Elite no cinema”. E você, já viu?

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, eu acho a pirataria está tendo um papel, inesperadamente, importante para as músicas, filmes e jogos.

Eu mesmo, muitas vezes, já utilizei um produto pirata, confesso. Mas ao ver que aquilo (o próprio produto) me agradou, passei a comprar a "versão" original deste.

Para muitos, a pirataria serve como um experimento, você precisa provar e conhecer o produto antes de comprar, ao contrário disso, você poderá cair no arrependimento.

Eu mesmo, já comprei um CD de música que apenas uma música me agradou, e aí? - valeu a pena eu comprar? - NÃO!

Se vocês repararem, as gravadoras são as que mais lutam contra a pirataria - é obvio. Mas muitos autores de obras, como a banda músical Coldplay, apostam na internet como um vínculo para adquirir fama e depois ganhar em cima disso. Eles sabem jogar!

Eu fiz uma enquete no meu blog http://ainternetenossa.wordpress.com/2009/09/25/internet-e-pirata-crime-ou-um-golpe-de-marketing/ e gostaria que vocês votassem nela para podermos ver as opiniões dos brasileiros sobre esse tema.

Abraços,

Lucas Martins
http://www.lucasmartins.com.br

Não deixem de visitar meu blog: http://ainternetenossa.wordpress.com