segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A Redação Fora de uma Sala

Stephanie Avelar

Praias paradisíacas, diferentes cidades ao redor do mundo e estrada, muita estrada são os cenários em que o apresentador, produtor e editor do canal Sportv Mário Filho trabalha.

Amante dos esportes radicais, Mário é o responsável por coordenar diferentes equipes em coberturas de campeonatos de surf, skate, lutas, entre outras modalidades.

No lugar da camisa social ou do terno, bermuda, chinelo e camiseta compões o seu visual. Ao invés de uma redação com ar-condicionado em algum prédio do centro do Rio, o equipamento é montado em mesas de salas improvisadas em cima de algum palanque.

"Eu trabalho na cobertura de esportes há mais de dez anos. A vantagem deste tipo de cobertura é a diversidade, a quantidade de pessoas, países e lugares diferentes que você conhece a cada semana", conta ele."A desvantagem é que acaba sendo um emprego sem um endereço e horários fixos, que faz você abrir mão da sua casa e da sua família", afirma Marinho que acaba de ser pai.

Sonho de uns e pesadelo para outros, Mário afirma que o trabalho é pesado e que não é qualquer pessoa que agüenta o ritmo e o estilo de vida que tem que ser adotado para seguir a vida sem rotina. "É tudo muito corrido, o ritmo de trabalho é intenso e nem sempre o campeonato que você vai cobrir tem uma estrutura legal. Já tive que improvisar mesa, escrever com o laptop no colo, passar madrugadas acordado esperando o envio do material devido a conexões de internet lentas, etc.", explica ele.

"Geralmente as pessoas acreditam que esse tipo de cobertura é só glamour, viagens e diversão. Muito além disso, o trabalho longe do chefe e sem o apoio de uma equipe que normalmente você teria em uma externa ou em um estúdio, requer que você dê o máximo de si e geralmente não permite erros, já que tudo tem que ser feito para ontem. A pessoa tem que ser dinâmica, saber se virar e ter o desprendimento necessário para viver literalmente como um nômade.

Só quem passa pela experiência sabe que não é tão glamouroso assim, e que viver longe de coisas simples como o sofá da sua casa não é tão fácil quanto parece", finaliza ele.

Nenhum comentário: