quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O jornalismo na tela da TV digital

Thais Thimoteo

O lançamento oficial da TV digital no Brasil está previsto para o dia 2 de dezembro. Porém as discussões sobre este assunto já estão, há tempos, em pauta nas mesas-redondas de todo o país.

A revolução digital não vem apenas trazer novidades e mudanças no que diz respeito ao entretenimento. “O jornalismo, provavelmente, será um dos mais atingidos pela revolução digital, por possuir cerca de 90% da população se informando por meio da TV aberta e gratuita” comenta a jornalista e assessora do BNDES Lívia Ferrari.

Em matéria recente da Folha de S. Paulo, um estudo do Ibope aponta que com a implantação do sistema digital até a maneira de medir a audiência vai mudar. O aparelho além de descobrir em que emissora aTV está sintonizada, mostrará também o conteúdo digital que está sendo consumido.

A pesquisa aponta que novelas e programas vão ganhar com a função de autoprogramação, ou seja, o telespectador poderá "gravar" o conteúdo, para ver a qualquer hora. Mas em contrapartida os telejornais perderam pontos de audiência com esta função, pois são produtos mais perecíveis, com data de validade mais curta.

Com as mudanças da TV digital, o telespectador poderá participar ativamente dos telejornais, dando sua opinião sobre determinado assunto através do controle remoto, além de poder paralisar o telejornal e depois voltar a qualquer outro ponto ou escolher os melhores ângulos do estúdio, por exemplo. Estas mudanças farão com que o jornalismo fique cada vez mais interativo, forçando-o para um maior dinamismo”conclui Lívia.

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