quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Que tal viajar de metrô com um livro emprestado?

Veimires Lavôr
Quem passa pela Estação Central do Metrô pode contar com um novo serviço: a Biblioteca Livros &Trilhos.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasil Leitor, organização não-governamental, sediada em São Paulo em parceria com empresas privadas, como Visa, Unilever, Usiminas, Eletropaulo e outras. O programa tem como objetivo incentivar e difundir o hábito de leitura da população que circula na rede metroviária.

A Biblioteca conta com um acervo de 2500 exemplares em todas as áreas da literatura, inclusive livros em braile. Os mais procurados são Código da Vinci, Caçador de Pipas e Anjos e Demônios.
Inaugurada em dezembro de 2006, tem hoje 3400 sócios e já contabiliza cerca de 15600 livros emprestados.

Além de Livros & Trilhos, no Rio de Janeiro, o projeto Bibliotecas no Metrô está presente em outras duas capitais: nas estações Paraíso, Luz e Tatuapé, em São Paulo e no Metrô Recife.

Segundo o diretor de Mercado do Instituto Brasil Leitor Irineu Ferreira, as estações são selecionadas de acordo com um estudo de demanda de público, características sócio econômicas da região, a disponibilidade física do local, mas também são respeitados os aspectos técnicos e de segurança.

A estudante Carla Sampaio conta que a implantação da biblioteca na estação facilitou o seu acesso aos livros. “Pegar um livro emprestado sem nenhum custo e com a comodidade de estar dentro da estação dá um estímulo maior para as pessoas que não têm condições financeiras para comprar um livro na livraria”, acrescenta a estudante.

Para se cadastrar, os interessados devem apresentar carteira de identidade, CPF, uma foto 3X4 e comprovante de residência. Com a carteira de sócio, o usuário pode retirar um livro por vez e devolvê-lo em até 10 dias.

A Livros & Trilhos funciona de segunda à sexta-feira, de 11 às 20hs.

Nenhum comentário: